top of page
Buscar

O que (não) está acontecendo: comunicação (não) pública e liderança política em tempos de pandemia*

*O que (não) está acontecendo : comunicação (não) pública e liderança política em tempos de pandemia : os discursos de Jair Bolsonaro no Twitter


Autora: Bianca Garrido

Orientadora: Cleusa Maria de Andrade Scroferneker


Resumo: Este estudo analisa os discursos da principal liderança política no Brasil, o presidente Jair Messias Bolsonaro, na ambiência digital, durante a pandemia de Covid-19, considerando as dimensões de transparência, cidadania e solidariedade. Também discute como a estratégia discursiva configura o estilo dessa liderança durante esse período, considerando-se as dimensões mencionadas. A análise ocorre a partir das publicações no Twitter, desde 16 de março de 2020, data da primeira morte confirmada pela doença no Brasil, até 31 de agosto de 2020, quando diversos estados brasileiros começam a sinalizar a reabertura de estabelecimentos comerciais e das atividades escolares. Para atender aos objetivos recorremos à hermenêutica de profundidade (THOMPSON, 1995, 2002, 2011), utilizando como estratégias, além dos levantamentos bibliográfico e documental (GIL, 2008), a análise de discurso (ORLANDI, 2003, 2007, 2015; PÊCHEUX, 2006; FOUCAULT, 1999, 2007a, 2007b, 2008). As três dimensões, transparência, cidadania e solidariedade, são analisadas com base na comunicação pública, governamental e política, ancorada nas abordagens de Hohlfeldt (2001, 2009, 2010, 2011), Duarte, (2011, 2014), Matos (2011, 2012, 2013, 2020), Novelli (2006), Weber (2007, 2009, 2010, 2011, 2020), Bueno (2012, 2014, 2015). Entre os resultados encontrados, há características de um líder carismático e autoritário, com discursos em que não há espaço para a transparência, a cidadania e a solidariedade, nos quais a comunicação pública não acontece.





0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page