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Disrupção destruidora: as práticas comunicacionais do aplicativo UBER em Porto Alegre

Atualizado: 25 de jun. de 2023

Autor(es): Tiago da Costa Guimarães

Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker


Resumo:

A presente dissertação trata sobre os impactos das organizações disruptivas, tendo como estudo de caso a Uber Technologies, justificando-se sua escolha por ser uma das empresas mais expoentes e controversas desse novo modelo de negócio próprio do capitalismo contemporâneo. Evidencia-se e discute-se as suas práticas comunicacionais enquanto organização inovadora, cujo discurso é construído acordo com seus públicos de interesse. Suas estratégias incluem a sedução dos meios impressos, através do discurso da inovação e da melhora na qualidade do serviço de transporte, que pode ser atingido através das dinâmicas de competição. Assim, parte-se do pressuposto de que empresas que seguem esse modelo são pautadas por uma busca desenfreada pela inovação e causam rupturas de mercados e modelos sociais preestabelecidos, analisando-se, em razão disso, também, os impactos sociais provocados pela Uber Technologies. A pesquisa de caráter bibliográfico e documental, reflete sobre a temática da disrupção e destruição criativa, embasadas nas obras de Christensen (2001), Schumpeter (1961) e Harvey (2011).As semelhanças de virtualidade e ubiquidade com os conceitos de lugar e não lugar são apresentadas a partir das obras de Àuge (1994), Lévi (1996,1999), Santaella (2007) e Santos (2008). Também foram revisadas diferentes perspectivas dos estudos organizacionais, apoiando-se nas obras de Baldissera (2010), Chanlat (2010), Freitas (1999), Hall (2006), Han (2017), Kunsch (2008), Mumby (2013), Schiraro (2004) e Srour (2012). A análise das matérias sobre a Uber veiculadas nos jornais Zero Hora e Correio do Povo, no período de novembro de 2015 a abril de 2018, evidenciou num primeiro momento, o impacto disruptivo da organização, e posteriormente, a sua trajetória e regulamentação. Por sua vez, a campanha publicitária da Uber procurou humanizar as relações entre passageiros/clientes e motoristas, representando situações de leveza e boa convivência proporcionadas pelo aplicativo. A presença da Uber Technologies é recente no mundo, e com seu amadurecimento, novas pautas podem tornar-se relevantes diante dos olhos das organizações midiáticas, ganhando maior espaço na pauta social.




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