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Dimensões possíveis para uma ressignificação da comunicação interna no contexto organizacional

Autor: Fernando Carara Lemos

Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker


Resumo: A comunicação interna geralmente é assumida como uma das possibilidades para aprimorar as diversas práticas realizadas pelas organizações com o intuito de humanizar seus ambientes. Contudo, no cotidiano, essa possibilidade raramente acontece. Movidos por essa constatação oriunda da nossa experiência profissional desenvolvemos essa pesquisa que tem como objetivos evidenciar as principais abordagens sobre comunicação no contexto [interno] organizacional, discutir o papel da liderança no processo de ressignificação deste campo da comunicação e propor alternativas de ressignificação da comunicação no contexto [interno] das organizações. Para atender aos objetivos propostos, iniciamos apresentando uma visão de sociedade e do indivíduo contemporâneo, recorrendo a Han (2015, 2017), Bauman (2007), Lipovetsky (2016), Sennett (2006), Gaulejac (2011), Hall (2001), Morin (2008, 2011), Freitas (1999) e Woodward (2014). Na sequência buscamos contextualizar a comunicação e a comunicação organizacional ancorados por autores como Wolton (2006, 2010), Marcondes Filho (2008), Oliveira (2009), Lima (2008) e França (2013), destacando a comunicação com viés relacional nos ambientes organizacionais, para sustentar a nossa proposta de ressignificação da comunicação no contexto [interno] organizacional. Bueno (2014a, 2014b), Scroferneker e Wels (2015), Sennett (2012), Martin (2008), bem como Zarifian (2001), Wheatley, (2006), Morin (2015a, 2015b) sustentaram os nossos argumentos para construção dessa proposta. O objeto empírico foi composto por uma dinâmica de Investigação Apreciativa (COOPERRIDER, WHITNEY, 2006; VARONA, 2009) com representantes do mercado que atuam com o tema da pesquisa. Como método norteador deste estudo, a Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995) nos possibilitou realizar os movimentos (re)interpretativos necessárias para a cientificidade do trabalho. Destacamos, como um dos principais resultados, a nossa proposta de ressignificação da comunicação no contexto [interno] das organizações, pautada por uma perspectiva integradora (MARTIN, 2008) e uma dimensão cooperativa da comunicação (SENNETT, 2012).





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