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(Des)caminhos da teoria da função política de relações públicas : perspectivas antinômicas e sistêm

*(Des)caminhos da teoria da função política de relações públicas : perspectivas antinômicas e sistêmicas da fundamentação na formação acadêmica


Autor: Marcelo de Barros Tavares

Orientadora: Cleusa Maria de Andrade Scroferneker


Resumo: A pesquisa tem como tema a teoria de Relações Públicas, e sua delimitação fica centrada na função política (SIMÕES, 1993; 1995; 2001; 2009), recorrendo à abordagem sistêmica (LUHMANN, 2016) e ao pensamento antinômico (QUINTANA CABANAS, 2002) para o entendimento da formação acadêmica de/em Relações Públicas. Foram definidos três macro objetivos: a) analisar se a fundamentação teórica de Relações Públicas está representada nos componentes curriculares da formação acadêmica; b) evidenciar a relevância [ou não] da Teoria da Função Política (SIMÕES, 1993; 1995; 2001; 2009) nos componentes curriculares da formação acadêmica; c) discutir sobre como o pensamento antinômico (SIMÕES, 1993; QUINTANA CABANAS, 2002) pode contribuir para a releitura e atualização da Teoria da Função Política de Relações Públicas. Os procedimentos metodológicos contemplam pesquisas bibliográfica e documental (MOREIRA, 2012), entrevistas em profundidade (DUARTE, 2012) com pesquisadora e docentes de referência na área de ensino de Relações Públicas. Para análise dos achados recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 2016) com codificação, categorização e inferências. A reflexão está dividida em quatro etapas: o lugar da teoria, as correntes e abordagens teóricas predominantes, as contribuições do pensamento antinômico para a releitura e atualização da Teoria da Função Política. Constatamos que as teorias e/ou correntes/abordagens teóricas de Relações Públicas têm presença tímida na formação acadêmica, e predominantemente, estão concentradas em disciplinas no percurso inicial dos cursos de graduação. Os resultados obtidos indicam que o pensamento antinômico configura-se numa das possibilidades metodológicas para o ensino de Relações Públicas por meio de aspectos sistêmicos e antinôminos em uma releitura da função política.





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