top of page
Buscar

Contribuições para uma compreensão complexa da comunicação no contexto das organizações

Atualizado: 21 de ago. de 2019

Autor(es): Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Lidiane Ramirez de Amorin

Rosângela Florczak de Oliveira

In: Anais do XXXVIII Congresso da Intercom, 2015, Brasil.

Data de Publicação: 2015


Resumo:

As buscas teórico-reflexivas por novos paradigmas para pensar a comunicação organizacional ganham força na produção de conhecimento da área. Tornam-se evidentes os esforços por superar pressupostos funcionalistas que se apresentaram hegemônicos na configuração do campo de conhecimento e de atuação profissional. Tendo como base o Paradigma da Complexidade (MORIN, 2002, 2005, 2008), buscamos analisar a emergência de novos paradigmas e tendências e ousamos propor novas compreensões que assumam as tensões do ambiente organizacional contemporâneo. A partir de uma dialógica baseada no questionamento e na proposição, e de uma análise da produção da área no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, nos aventuramos no exercício de propor fundamentos possíveis para uma comunicação que priorize a (re) construção de sentido e possibilite a compreensão complexa da comunicação, dos sujeitos, e das organizações.




5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page