top of page
Buscar

Comunicação organizacional e as marcas discursivas das marcas na contemporaneidade

Autora: Gloria Rückert Jungkenn

Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker


Resumo:Na presente Dissertação, como obra a céu aberto, buscamos aproximar comunicação organizacional e marcas, a partir dos discursos manifestados no contexto contemporâneo. Para o desenvolvimento da pesquisa, propomos como objetivos: discutir as possíveis interfaces entre comunicação organizacional e marcas; refletir sobre as possíveis compreensões do universo marcário à luz da comunicação organizacional; e; analisar as marcas discursivas acionadas pelas marcas NIVEA e Natura a partir dos seus discursos na contemporaneidade. A investigação recorre à revisão bibliográfica e documental (GIL, 2008; STUMPF, 2006) com propósito de delinear nossas trilhas teórico-reflexivas que nos acompanharam durante a trajetória do estudo. Com intuito em compreender as interlocuções entre comunicação organizacional e marcas, recorremos ao Estado da Arte com base no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos Anais de congressos. As propostas de (re)leituras marcárias se ancoram no pensamento complexo (MORIN, 2019, 2015a, 2015b) e no pensamento sistêmico (CAPRA, 2006, 2002; MATURANA; VARELA, 2001), em vista da busca por nos desvencilharmos de visões lineares. Para analisar os discursos contemporâneos das marcas, selecionamos como procedimento metodológico a Análise de Discurso (AD) segundo as perspectivas de Orlandi (2020, 2017) e Pêcheux (2015, 2014), a partir das quais delimitamos o dispositivo analítico, o corpus e as dimensões de análise. Para seleção das marcas, optamos pelo setor de beleza e selecionamos os materiais disponíveis pela NIVEA e NATURA no ambiente digital baseados nas concepções da economia do bem-estar, cuidado e afeto. Essas escolhas nos possibilitaram analisar as marcas discursivas das marcas e seus entrecruzamentos. Reconhecemos que essas marcas se expandiram para diversos contextos pelas suas características de flexibilidade, hibridez, adaptação e formação de vínculos enquanto atores sociais, discursividades e narrativas perante os públicos, construindo relações simbióticas com as organizações e com a comunicação.





2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page