Artigo: Comunicação de organizações educacionais durante o período da
bimodalidade de ensino: análise de discurso do Colégio Anchieta
Autor(a): Juliana Vencato
In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Resumo:
Neste artigo, analisamos as estratégias de discurso adotadas pelas organizações educacionais para se comunicar com seus interlocutores durante o período da bimodalidade de ensino. Este estudo exploratório (GIL, 2008) é realizado através das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental empregadas para consolidar conceitos acerca de Análise do Discurso, que contribui para organizar um protocolo sustentado na abordagem semiolinguística (CHARAUDEAU, 2004, 2010, 2013). Nosso estudo de caso é focado nas publicações dos canais digitais do Colégio Anchieta. Considerando o cenário pandêmico, entendemos como relevante investigar como a comunicação estabeleceu-se com os públicos prioritários diante desse contexto e refletir, ainda que preliminarmente, sobre como os conceitos acadêmicos podem auxiliar-nos a qualificar as práticas no mercado da comunicação organizacional das instituições de ensino.
Comments