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Comunicação nas plataformas digitais: um estudo sobre universidades brasileiras*

Atualizado: 25 de jun. de 2023

Autora: Carine Simas da Silva

Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker


Resumo:

A difusão das tecnologias da comunicação e a popularidade dos sites de redes sociais consolidam as plataformas digitais como ambientes de interação em diferentes esferas da vida organizacional. A partir desse contexto e de sua influência na comunicação organizacional, esse trabalho objetivou discutir a utilização das homepages dos sites das universidades como possibilidades/alternativas de comunicação com os públicos; relacionar as modalidades e as plataformas oferecidas para a interação; e evidenciar as especificidades da interação estabelecida entre universidades e públicos no site de rede social Twitter. Considerou-se como alternativas de comunicação nas plataformas digitais as “ouvidorias virtuais”, capazes de virtualizar o falar e o ouvir, em suas modalidades tradicionais – normalmente denominadas de fale conosco, contato, contatos e/ou ouvidoria – e ressignificadas – que são os sites de redes sociais (SCROFERNEKER, 2010, 2013). A pesquisa foi desenvolvida com as 12 universidades brasileiras com conceito institucional 5, conforme relação disponibilizada no mês de setembro de 2016 no site do Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior, do Ministério da Educação.Convém apontar que a “Comunicação com a Sociedade” é uma das dimensões consideradas para a obtenção do Conceito e a Ouvidoria, um dos elementos analisados nesta dimensão. Optou-se pelo método da Hermenêutica de Profundidade como guia para a pesquisa e, para observar as interações via Twitter, pela técnica de análise da conversação. Com a análise das homepages, identificou-se que as universidades estão disponibilizando alternativas de comunicação digital/“ouvidorias virtuais” nos seus sites, no entanto, predomina a interação assíncrona (que não ocorre simultaneamente) e, dessa forma, é possível afirmar que não são utilizadas todas as potencialidades do ambiente digital on-line para a interação com os públicos. Igualmente, as instituições não demonstram considerar os sites de redes sociais como ouvidorias virtuais e no site Twitter predomina postura informativa – de divulgação por parte das organizações e de recepção por parte dos públicos.


*Comunicação nas plataformas digitais: um estudo sobre universidades brasileiras com conceito institucional cinco




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