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As organizações brasileiras e a (re) significação das ouvidorias virtuais*

Atualizado: 21 de ago. de 2019

Autor(es): Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Carolina Wawrzeniak das Neves

In: Anais do Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS 2016, Brasil.

Data de Publicação: 2016


Resumo:

O projeto tem como objetivos investigar sobre uso e apropriação das mídias sociais pelas organizações brasileiras, discuti-las, enquanto possibilidade [ou não] de se constituírem em estratégias de comunicação dessas organizações e evidenciar, que as mídias sociais são, mesmo que provisoriamente, ouvidorias virtuais (re) significadas, por serem, entendidas e implantadas, como ‘canais’ (grifo nosso) para [tentar] dialogar/interagir virtualmente com os públicos organizacionais. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória (GIL, 1999), desenvolvida mediante levantamento bibliográfico, estudo de caso comparativo (YIN, 2001) e acompanhamento sistemático dos portais e das plataformas das organizações selecionadas. Para a seleção das organizações foi utilizado o Great Place to Work da Revista Época/Brasil/2015, optando-se pelas cinco primeiras colocadas: ELEKTRO, Kimberly-Clark Brasil, CATERPILLAR, Laboratório Sabin e Gazin. Após a seleção, os portais das organizações foram visitados, sendo que em apenas uma – a Kimberly-Clark Brasil - não disponibilizava nenhuma plataforma de mídia social em seu portal, sendo selecionada exatamente em função dessa especificidade. Dentre os ‘achados’ da pesquisa destacamos: a ELEKTRO disponibiliza em seu portal as plataformas YouTube, Facebook e Linkedin. A CATERPILLAR Inc. detém um portfólio de 21 marcas. A organização conta com as plataformas Facebook, Twitter, YouTube e Linkedin. Além das informações tradicionais Empresa, Investidores, Carreiras, há um link identificado como Notícias, no qual estão relacionadas as diferentes plataformas por empresa/marca. Cada uma das marcas, por sua vez, disponibiliza diferentes plataformas voltadas para atender públicos específicos. O Laboratório Sabin é uma empresa que disponibiliza oficialmente três plataformas de mídias Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica – PUCRS, 07 a 10 de junho de 2016 sociais: Facebook, YouTube e AppStore. Semelhantemente, a essa empresa, a Gazin conta com três plataformas de redes sociais: Facebook, YouTube e Linkedin. No caso da KimberlyClark Brasil identificamos a presença de plataformas nas sete empresas vinculadas à marca. Considerando tais ‘achados’ destacamos que o Facebook e o Linkedin são as plataformas presentes nos portais das quatro organizações analisadas, bem como nas empresas vinculadas Kimberly-Clark Brasil. Enfatizamos que são observações preliminares, mas que desde já revelam possibilidades de discussão e reflexão, considerando o tema do projeto.


*As organizações brasileiras e a (re) significação das ouvidorias virtuais: as mídias sociais como (im) possibilidade de/para diálogos virtuais.



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