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Abordagens da comunicação nas organizações educacionais : o prêmio gestão de comunicação

Autora: Carine Fernandes

Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker



Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Prêmio Gestão de Comunicação do Sinepe/RS e se propõe a discutir sobre as abordagens da comunicação presentes na referida premiação, por meio do seu regulamento, evidenciar as abordagens da comunicação assumidas pelas organizações educacionais a partir dos projetos vencedores, bem como entender como as práticas discursivas do Prêmio legitimam os projetos de comunicação das organizações de ensino participantes. Como abordagem teórico-metodológica, optamos pela Hermenêutica em Profundidade (THOMPSON, 2011), valendo-nos das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2008) e Análise de Discurso (CHARAUDEAU, 2008). Para respondermos às questões de pesquisa e atender aos objetivos propostos definimos categorias de análise considerando a abordagem de comunicação de França (2001, 2006) com base em Mead (1968), o modelo de interação comunicacional dialógica (OLIVEIRA, 2008), a dimensão instrumental (KUNSCH, 2016), bem como as concepções de distinção e de dispositivo (BOURDIEU, 2001; FOUCAULT, 2009; AGAMBEM, 2009). Autores como Scroferneker (2006, 2012, 2016), Oliveira (2008) Kunsch (2016), Oliveira e Paula (2008) e Lima (2008) nos auxiliaram na discussão sobre o esgotamento do paradigma instrumental. Chanlat (2010), Srour (2012) e Wheatley (2006), contribuíram para o nosso entendimento de organizações. Ainda, Libâneo (2008), Bourdieu e Passeron (2013), Luck (2009), Nóvoa (1992), Pessanha e Silva (2009) e Dreher (2008) nos aproximaram das organizações educacionais. A partir das categorias de análise “comunicação instrumental” (KUNSCH, 2016) e “comunicação interacional” (OLIVEIRA, 2008), evidenciamos que o Prêmio Gestão de Comunicação, enquanto dispositivo (FOUCAULT, 2009), e por meio do seu regulamento, pautado por uma visão instrumental, tem a intenção de instruir/orientar as escolas associadas no que tange à submissão de projetos. Esta análise corrobora com essa afirmação, dado que os projetos vencedores em 2015, 2016 e 2017 apresentam, na maioria de suas práticas, a perspectiva instrumental da comunicação.





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